sábado, dezembro 09, 2006

Começa a grande aventura



Foi discreto mas não faltou. Arrancou a semana passada mais um curso de Iniciação Teatral do Centro Cultural Português - ICA, por muitos considerado como um dos principais factores de desenvolvimento teatral em Cabo Verde da última década. O atraso relativamente aos anos anteriores deveu-se, principalmente, à dificuldade em encontrar um espaço onde pudessem ser ministradas as aulas de teatro, que desde 1996 vem alimentando e formando grupos teatrais no arquipélago.

O principal pilar de toda a estrutura teatral do ICA - Centro Cultural Português – Pólo do Mindelo, tem sido, sem dúvida nenhuma, a formação. Aliás, tudo começou com um curso de iniciação teatral e a verdade é que ninguém poderia prever a dimensão da obra que acabaria por gerar a simples ideia de promover uma acção de formação com aquelas características.

Todos os actores do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo – o mais importante grupo da actualidade teatral mindelense – passaram pelo processo de aprendizagem, pela experiência única de durante cerca de um ano estar envolvido num curso desta natureza.

É verdade também que à medida que o tempo foi avançando, os cursos foram sendo aperfeiçoados, não só pela experiência adquirida pelos seus formadores, mas também porque a preocupação de aprofundar os estudos teatrais sempre foi regra nessa casa, e sendo assim, à medida que o tempo foi passando, os cursos foram sendo mais exigentes, tanto do ponto de vista prático como teórico.

Para se ter uma ideia, nos últimos Cursos de Iniciação Teatral, os alunos foram avaliados nas seguintes matérias:

Componente teórica: dois testes de avaliação escrita com questões sobre História do Teatro, História do Teatro em Cabo Verde, noções de encenação, arquitectura e cenografia teatral, iluminação básica em teatro, características do texto dramático, disciplinas técnicas teatrais.

Componente Prática: avaliação de um trabalho cénico final, nas seguintes componentes: encenação, cenografia, dramaturgia, interpretação, criatividade, iluminação, efeitos sonoros, pontualidade, projecto e figurinos.

Avaliação contínua: avaliação do desempenho dos alunos ao longo do ano, nas seguintes variáveis: interpretação, expressão corporal, expressão vocal, improvisação, criatividade, disciplina, dedicação, pontualidade e crítica teatral.

Além disso, o curso implica também a montagem de uma peça de teatro, que é apresentada ao público.

Peças originadas destes Cursos de Iniciação Teatral:

1º Curso: “Fome de 47” e “Sonhos”;
2º Curso: “Eu Sou Teu Escravo?”
3º Curso: “Fragmentos
4º Curso: “A Birra do Morto
6º Curso: “Mancarra
7º Curso: “Figa Canhota
8º Curso: “Sete Pecados Capitais
9º Curso: “Tertúlia
10º Curso: "Sofamília"
11º Curso: "A Ilha Ancorada"


Grupos de teatro originários ou formados a partir dos Cursos de Iniciação Teatral do CCP (ou cujos elementos são ex-alunos):

Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo
Grupo de Teatro Dinonísus
Atelier Teatrakácia
Teatro Infantil do Mindelo
Companhia de Teatro Solaris
Sarron.com Teatro & Companhia


O 12º Curso de Iniciação Teatral iniciou no passado dia 27 de Novembro e terá uma duração de cerca de oito meses, estando previsto o seu término no mês de Agosto de 2007. Estão inscritos 24 alunos entre os 16 e os 35 anos, entre estudantes, secretárias, operários, e muitas outras profissões.

Etiquetas: