segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Glossário Teatral: letra D



DEIXA – Palavra ou grupo de palavras que marca o fim da fala de um actor, ocasião em que outro actor pode começar a falar, ou que serve como sinal ao pessoal técnico para a prevenção e ou execução de um efeito.

DESENHO DE LUZ – Planta que mostra a disposição de todos os projectores, a sua orientação e a zona que iluminam em cena.

DIAFRAGMA – Dispositivo que permite reduzir ou ampliar o foco de um projector.DIÁLOGO – Conversa entre dois personagens. Encaixe de palavras trocadas pelas personagens de uma peça de teatro.

DIALOGISMO – caracter dialogado de um texto não teatral (ex: processo verbal de um interrogatório, troca de palavras numa récita, etc) Num sentido largo, o termo designa a estrutura de toda a ficção fundada sobre um conflito entre duas polaridades.

DIDASCAL – Nome dado na Grécia àquele que ensinava uma arte, nomeadamente a arte dramática.

DIDASCÁLIA – Anotação do autor que dá indicações para a execução cénica, para melhor compreensão do texto.

DIEGESE – Imitação de um evento em palavras, que contam uma história sem representação dos personagens.

DIGRESSÃO – Tournée.

DIREITA – Diz-se da parte do palco que fica para o lado direito do espectador, portanto, para o lado esquerdo do actor.

DIRECTOR DE CENA – Aquele que se encarrega da disciplina e andamento do espectáculo durante a representação; estabelece e faz cumprir os horários; elabora as tabelas de serviço de acordo com as indicações dos sectores artístico e técnico.

DISTANCIAÇÃO – Efeito teatral pelo qual o actor ou o encenador tentam evitar a identificação a um personagem ou a uma situação em particular. Efeito obtido por diversos processos de recuo, como “dirigir-se ao público”, a fabula épica, utilização de gestos sociais, as canções, técnicas de luz, etc.

DISTRIBUIÇÃO – Repartição dos papéis.

DITHYRAMBO – Cântico lírico à glória de Dionisios donde nasceu a tragédia.

DOCUDRAMA – (teatro documental) peça que utiliza por texto documentos autênticos sobre determinado evento.

DRAMA – Peça de teatro de assunto sério (meio termo entre a comédia e a tragédia).

DRAMATICIDADE – Caracter do que é dramático; qualidade de um texto, de um espaço ou de um acontecimento que são susceptíveis de se porem em cena.

DRAMATIS PERSONAE – Personagens ou protagonistas cujos nomes figuram no genérico de uma peça.

DRAMATURGIA – Conjunto de processos de análise ao texto teatral e à sua passagem à cena e ao público.

DRAMATURGISTA – Especialista de dramaturgia. Muitas vezes assistente do encenador, está encarregado de diversas questões relativas ao texto (reportório, adaptação de peças, redacção, documentação...). Dizemos geralmente que é um conselheiro dramatúrgico.

DRAMATURGO – Autor de um texto dramático.

Etiquetas: