quarta-feira, março 14, 2007

Termos Cenográficos



NOTA: este é apenas um pequeno glossário. Existem muitos outros termos do mesmo género que serão depois explicados e documentados.

BAMBOLINA
Uma das vestimentas suspensas sobre toda a extensão do palco, que evita o vazamento do urdimento e define a altura do palco, em tecido de pouca altura e comprida. (1)

BOCA DE CENA
Vão aberto na caixa cénica que define a máxima abertura do palco, que pode ser reduzida em altura e largura pela bambolina mestra e pelos reguladores. (2)

BASTIDORES
Parte não visível, do ponto de vista do público, do palco e de todas as zonas que compõem o teatro. (3)

CAMARINS
Local destinado à preparação do actor, para entrar em cena. É onde se veste, se maquilha e se concentra, antes de entrar em cena.

CICLORAMA
Grande tela com armação em forma de "U" aberto e que é colocada ao fundo do palco. Pode ser nas cores branco, pérola, cinza, azul claro ou mesmo preto. Muito utilizado para efeitos de contra luz. (4)

CORTINA CORTA FOGO
Cortina de metal que separa a caixa cénica da platéia em caso de incêndio. (5)

COXIAS
Espaços de serviço e circulação não visíveis ao público, localizados nos extremos laterais e de fundo do palco, determinando o movimento da cenografia e acesso de actores. As laterais com uma dimensão mínima da metade do palco e o fundo com espaço suficiente para a passagem de actores. (6)

FOSSO DE ORQUESTRA
Espaço que abriga conjuntos de músicos, não interferindo com o visual do público por estar no plano inferior ao nível do palco. Pode ser executado através de elevadores hidráulicos ou pisos removíveis (quartelada). (7)

LINÓLEO
Tapete formado por várias lâminas ou passadeiras, usado especialmente na dança.

PALCO
Espaço visual para o público ou área de actuação. (8)

PANO DE BOCA
Telão principal que cobre toda a boca de cena. Pode ser ornamentado, pintado ou simples. (9)

PERNA
Elemento que se caracteriza como limite lateral do palco. Tecido sem armação. O conjunto das pernas e bambolinas fazem parte da "caixa negra". (10)

PISO DE PALCO
O plano de piso no palco, executado sobre uma caixa de ressonância com um espaço interno livre que permita uma boa emissão sonora, aberturas e elevações do mesmo. Com altura máxima de 1,10 metros em relação ao piso da platéia.

PLATEIA
Lugar destinado ao público, num teatro tradicional, com um único nível. (Pode haver teatros com 1º Balcão, 2º Balcão, Camarotes e Galerias) (11)

PROSCÉNIO
Prolongamento no mesmo nível do palco projectado até ao público que se adapta a diversas formas e dimensões, e vai desde a linha onde cai o pano de boca até ao seu limite. (12)

QUARTELADA
Tampos de madeira que compõem o piso do palco.

REGULADORES
Painéis que se localizam à direita e à esquerda da boca de cena, definindo a sua abertura e evitando o vazamento (de luz e cenário) e também limitando o proscénio. (13)

ROTUNDA
Grande tela que é montada sempre à frente do ciclorama.

TEIA TÉCNICA
Conjunto de varas de luz existentes no teatro. (14)

URDIMENTO
Parte alta da caixa de palco, escondida do espectador, e onde se podem colocar os telões ou partes de um cenário que se mantém nesse espaço até à altura de descerem à cena.

VARA DE CENÁRIO OU DE LUZ
Barra de metal ou madeira, utilizada para se dependurar elementos cenográficos, equipamentos de luz e vestimentas de palco.

VARANDA DE CARGA E DE MANOBRA
Lugar onde se localiza a contrapesagem das varas de luz e de cenário. Lugar onde se encontram os freios, a barra de malaguetas e a barra de afinação e trabalham os maquinistas.

VESTIMENTA DO PALCO
Conjunto de elementos da cenografia e da cenotécnica que cria o envoltório do espaço cénico e determina a concretização da caixa cénica.

Etiquetas: