Glossário Teatral: letra E
EFEITO DE DESTAQUE - Pôr em primeiro plano um fenómeno fazendo realçar a estrutura artística da mensagem.
ELENCO – Conjunto dos actores de uma companhia ou de uma peça de teatro.
ENGRADAR – Fazer uma armação com sarrafos de madeira em que fica esticado um pano, uma tela ou um papel pintado, vindo a constituir um elemento de cenário rígido e passível de ser transportado e manobrado, chamado engradado.
ENCENAÇÃO – A concepção geral do espectáculo.
ENCENADOR – O que concebe, orienta e dirige toda a encenação.
ENGOLIR – Quando se sobem para a teia as cortinas ou o cenário. Diz-se que são engolidas no urdimento.
ENSAIAR – Levantar, repetir ou apurar uma cena com os actores; acertar os efeitos técnicos com a representação dos actores.
ENSAIO GERAL – Ensaio, geralmente o último antes da estreia, que deverá decorrer como se fosse espectáculo.
ENSARILHAR – Prender com um sarilho duas ilhargas. Também se diz coser.
ÉPICO – Diz-se de uma fábula tirada da vida dos homens, é engrandecida e tratada de tal maneira, nomeadamente por ajustes ideológicos, que é impossível para o espectador de se identificar com o herói ou com a situação.
EPÍLOGO – Discurso recitativo no fim de uma peça.
EPISÓDIOS - Capítulos da tragédia grega entre o prólogo e o êxodo e entre as intervenções cantadas e dançadas do coro.
ESCORA – Pedaço de madeira ou de ferro que se prega ao chão e na armação da ilharga, a fim de mantê-la na posição pré-determinada.
ESCRITA DRAMÁTICA - Estrutura literária que se funda sobre alguns princípios dramaturgicos: separação de papéis, diálogos, tensão dramática, acção dos personagens.
ESCRITA CÉNICA – Maneira de utilizar o aparelho teatral para pôr em cena os personagens, o lugar e a acção que se desenrolam.
ESCURO – Black-out.
ESPAÇO DRAMÁTICO – Construção imaginária, pelo leitor e espectador, da estrutura espacial de um drama.
ESPAÇO CÉNICO – Espaço proposto sobre a “cena” pelo cenógrafo e seus colaboradores.
ESPECTÁCULO – aquilo que se oferece ao olhar (performance ou representação). Um dos seis elementos da tragédia de Aristóteles.
ESQUERDA – Diz-se da parte do palco que fica para o lado esquerdo do espectador, portanto, para o lado direito do actor.
ESTÉTICA – Filosofia do belo. O seu objecto é o bom e a verdade. Estudo que se dedica a definir os critérios de julgamento em matéria de poesia e arte.
ESTREIA – Primeira apresentação de um espectáculo ao público.
ESTROBOSCÓPIO – Equipamento de luz que produz uma sucessão muito rápida de focos de luz muito brilhantes.
ÊXODO – Canto coral de saída.
EXPOSIÇÃO – Informações fornecidas nas primeiras cenas para permitir quea situação evolua e a acção desenvolva.
ELENCO – Conjunto dos actores de uma companhia ou de uma peça de teatro.
ENGRADAR – Fazer uma armação com sarrafos de madeira em que fica esticado um pano, uma tela ou um papel pintado, vindo a constituir um elemento de cenário rígido e passível de ser transportado e manobrado, chamado engradado.
ENCENAÇÃO – A concepção geral do espectáculo.
ENCENADOR – O que concebe, orienta e dirige toda a encenação.
ENGOLIR – Quando se sobem para a teia as cortinas ou o cenário. Diz-se que são engolidas no urdimento.
ENSAIAR – Levantar, repetir ou apurar uma cena com os actores; acertar os efeitos técnicos com a representação dos actores.
ENSAIO GERAL – Ensaio, geralmente o último antes da estreia, que deverá decorrer como se fosse espectáculo.
ENSARILHAR – Prender com um sarilho duas ilhargas. Também se diz coser.
ÉPICO – Diz-se de uma fábula tirada da vida dos homens, é engrandecida e tratada de tal maneira, nomeadamente por ajustes ideológicos, que é impossível para o espectador de se identificar com o herói ou com a situação.
EPÍLOGO – Discurso recitativo no fim de uma peça.
EPISÓDIOS - Capítulos da tragédia grega entre o prólogo e o êxodo e entre as intervenções cantadas e dançadas do coro.
ESCORA – Pedaço de madeira ou de ferro que se prega ao chão e na armação da ilharga, a fim de mantê-la na posição pré-determinada.
ESCRITA DRAMÁTICA - Estrutura literária que se funda sobre alguns princípios dramaturgicos: separação de papéis, diálogos, tensão dramática, acção dos personagens.
ESCRITA CÉNICA – Maneira de utilizar o aparelho teatral para pôr em cena os personagens, o lugar e a acção que se desenrolam.
ESCURO – Black-out.
ESPAÇO DRAMÁTICO – Construção imaginária, pelo leitor e espectador, da estrutura espacial de um drama.
ESPAÇO CÉNICO – Espaço proposto sobre a “cena” pelo cenógrafo e seus colaboradores.
ESPECTÁCULO – aquilo que se oferece ao olhar (performance ou representação). Um dos seis elementos da tragédia de Aristóteles.
ESQUERDA – Diz-se da parte do palco que fica para o lado esquerdo do espectador, portanto, para o lado direito do actor.
ESTÉTICA – Filosofia do belo. O seu objecto é o bom e a verdade. Estudo que se dedica a definir os critérios de julgamento em matéria de poesia e arte.
ESTREIA – Primeira apresentação de um espectáculo ao público.
ESTROBOSCÓPIO – Equipamento de luz que produz uma sucessão muito rápida de focos de luz muito brilhantes.
ÊXODO – Canto coral de saída.
EXPOSIÇÃO – Informações fornecidas nas primeiras cenas para permitir quea situação evolua e a acção desenvolva.
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