terça-feira, janeiro 09, 2007

Grécia: a importância da Comédia



Para se entender o fenómeno político e artístico que foi o surgimento da comédia grega, é necessário primeiramente estudar o processo histórico que originou a Grande Atenas, a Atenas Clássica, com a sua democracia, a sua filosofia e as suas artes, que até o presente, dois mil e quinhentos anos depois, ainda influencia e assombra o mundo ocidental.

Acompanhar o desenvolvimento daquela sociedade é fundamental, principalmente devido à origem acentuadamente política que a comédia assumiu em Atenas.

Uma dificuldade em estudar esse fenómeno reside primeiramente no facto de sóv terem chegado ao século XX o texto integral de doze peças. Onze destas pertencem a um só autor, Aristófanes.

Aristófanes pertenceu ao período mais antigo da comédia e que coincidiu com o apogeu da sociedade ática. Este período, classificado de Comédia Antiga, representou a fase mais política deste género de teatro em Atenas. Foi quando a liberdade de expressão atingiu um padrão jamais igualado, mesmo em comparação com o período contemporâneo. Ressalte-se que o mesmo era permitido somente aos homens livres: nem mulheres e, obviamente, escravos, tinham esse direito. A décima segunda peça tem como autor Menandro, e já pertence à fase decadente da polis.

Etiquetas: , , ,