domingo, janeiro 07, 2007

Autores do teatro clássico Grego

Dos autores de que se possuem peças inteiras, Ésquilo trata das relações entre os homens, os deuses e o Universo. Sófocles (Édipo Rei) e Eurípides (Medeia) retractam o conflito das paixões humanas. Do final do século IV a.C. até o início do século III a.C., destaca-se a «comédia antiga» de Aristófanes (Lisistrata), que satiriza as tradições e a política atenienses.



Ésquilo (525 a.C. ? – 456 a.C.?)

Nasce numa família nobre ateniense e luta contra os persas. Segundo Aristóteles, é o criador da Tragédia Grega. Escreve mais de noventa tragédias, das quais sete são conhecidas integralmente na actualidade: As Suplicantes; Os Persas; Os Sete Contra Tebas; Prometeu Acorrentado e a trilogia Orestia.



Sófocles (495 a.C. ? – 406 a.C.)

Vive durante o apogeu da cultura grega. Escreve cerca de 120 peças, das quais sete são conservadas até hoje, entre elas Antígona, Electra e Édipo Rei. Nesta última, Édipo mata o pai e casa-se com a própria mãe, cumprindo uma profecia. Inspirado neste história, Sigmund Freud formula o complexo de Édipo.



Eurípides (484 a.C. ? – 406 a.C.)

É contemporâneo de Sófocles e pouco se sabe sobre a sua vida. As suas tragédias introduzem o prólogo explicativo e a divisão em cenas e episódios. É considerado o mais trágico dos grandes autores gregos. Na sua obra destacam-se Medeia, As Troianas, Electra, Orestes e As Bacantes.




Aristófanes (450 a.C. ? – 388 a.C.?)

Nasce em Atenas, Grécia. A sua vida é pouco conhecida, mas pelo que escreve se deduz que teve uma boa educação. Sobrevivem, integralmente, onze de cerca de quarenta peças. Violentamente satírico, crítica as inovações sociais e políticas e os deuses em diálogos inteligentes. Em Lisistrata, as mulheres fazem greve de sexo para forçar os atenienses e espartanos a estabelecerem a paz.

Etiquetas: , , , , , ,