quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Aspectos gerais da Escrita Dramática II

Informação Contextual

É fundamental conhecer bem todos os aspectos da história que se pretende contar: a época, o contexto cultural, etc. «Não deixe pedra sobre pedra, revolva tudo, nunca se sabe que tesouro... se esconde sob elas. É um trabalho árduo, mas ninguém aponta um revólver para sua cabeça, obrigando-o a fazê-lo. Mas, para quê, deliberadamente, tender à mediocridade, fugindo ao esforço, sendo ‘eficiente’ e esperto?» (David Ball, Para Trás e Para Frente)

Personagens

São seres individuais, podendo ter por isso particularidades na linguagem. “Uma personagem se constitui de todas as qualidades, traços e aspectos que criam a natureza de uma pessoa e distinguem essa pessoa de outra. (...) Em algum ponto entre o mínimo (apenas o nome) e o máximo (palavrório ilimitado...), converge a quantidade de informação suficiente (cuidadosamente seleccionada) para criar uma personagem...” (Ibid).

Personagens Oponentes – são personagem que se opõem à concretização do pretendido.
Personagens Adjuvantes – São personagem que tentam facilitar a concretização do pretendido.


Natureza do conflito



1.Eu contra mim mesmo (“B” sabe que é errado roubar os CD’s, mas deseja tê-los e não há outra forma de os conseguir – está em conflito consigo próprio).

2.Eu contra outros indivíduos (“B” tenta roubar, mas “A” está de guarda e não permite a concretização do acto – “B” está em conflito com “A”).

3.Eu contra a sociedade (“B” consegue roubar os CD’s e é perseguido pela polícia e será levado a tribunal - “B” está em conflito com a sociedade).

4.Eu contra o destino, ou o universo, ou as forças naturais, ou Deus, ou os deuses (“B” tenta fugir e enfrenta a ira dos deuses, com a qual luta – “B” está em conflito com forças superiores. Situação pouco provável neste exemplo, mas bastante presente nas tragédias clássicas).

Etiquetas: ,