quarta-feira, janeiro 03, 2007

História: as Grandes Dionísias



A preparação das Grandes Dionísias ficava sob a responsabilidade de um funcionário do governo que recrutava os coregos – cidadãos ricos que patrocinavam os coros – e com isso garantia a produção do espectáculo. A coregia era um dos serviços públicos impostos pelo Estado ateniense aos cidadãos ricos. Com financiamento garantido, tanto para os ensaios como para as representações teatrais, que se realizavam obrigatoriamente três vezes ao ano, o corego recrutava actores, profissionalizava-os, seleccionava os poetas competidores, encarregava-se da parte organizacional do espectáculo, garantia o acesso de todos os cidadãos aos espectáculos, com direito a uma ajuda de custo para o pagamento dos bilhetes e das refeições nos dias de festival, para os mais pobres.

Os bilhetes de entrada para os festivais


A especialização das actividades teatrais atinge tal nível na Atenas clássica que o Estado estabelece uma legislação sobre o fazer teatral, estipulando critérios de selecção dos actores para os principais papéis e seus substitutos, distribuição de personagens e recrutamento dos coreutas – integrantes do coro que contracenavam com os actores.

No final dos concursos dramáticos realizava-se um julgamento, de onde resultava a classificação final dos concorrentes. Eram três categorias premiadas:

A. Poetas
B. Coregos
C. Protagonistas


Essa classificação era votada por um júri, que dava o seu veredicto sob a forma de voto secreto.

As representações em Atenas começavam pela manhã. E assistia-se ao espectáculo com uma coroa na cabeça, como nas cerimónias religiosas. As mulheres atenienses, embora não pudessem participar da cena, podiam assistir como espectadoras, pelo menos nas tragédias. Quanto à comédia, devido a certas liberdades inerentes ao género, não era frequentada pelas atenienses mais ‘sérias’...

Em Atenas, o comércio era suspenso durante os festivais dramáticos. Os tribunais fechavam e os presos eram soltos da cadeia. O preço da entrada era dispensado para quem não pudesse pagar e até as mulheres, que não podiam participar de quase todos os acontecimentos públicos, eram bem recebidas no teatro!

Etiquetas: , , ,