quarta-feira, março 28, 2007

Iluminação: tipos de luz

TIPOS DE LUZ



Luz de frente (ou luz frontal): luz geral colocada virada para o palco, que banha toda a cena. Pode ser simétrica ou não, de acordo com o desenho desejado. A angulação clássica é 45º, pois não encandeia os olhos do actor, ilumina-o bem e a sua sombra quase que corresponde ao tamanho dele projectado no chão, ou seja se fosse um angulo de, por exemplo, 30º, a sua sombra invadiria o cenário.

Contra luz: luz que banha os actores por trás, que tem como objectivo principal dar uma certa profundidade à cena e tirar algumas sombras que possam existir. Hoje em dia usa-se muito a contra luz para criar e projectar propositadamente sombras, originando em muitos casos efeitos bem interessantes. Esta luz pode ser afinada de uma forma directa ou cruzada.

Luz cruzada: promovendo o cruzamento das luzes, automaticamente reduz-se muito as sombras. Afinando com vários projectores de forma cruzada, uma sombra anula a outra, permitindo assim um outro tipo de tratamento. A iluminação cruzada é muita usada em televisão.

Foco ou luz pontual: serve basicamente para destacar uma zona como se fosse um zoom de uma câmara.

Luz de lateral: inicialmente era essencialmente utilizada em espectáculos de dança, pois serve para delinear a forma do corpo dos bailarinos(as), mas hoje em dia está a ser usada muito também em teatro.. Normalmente são instaladas em torres laterais, em cima do palco (mas fora da vista do público).

Luz da ribalta: é usada em frente do palco para suprimir sombras que possam existir na face dos actores, sendo também muito utilizada para marcar o espaço até onde o actor pode ir. Se um actor estiver no escuro e supondo que há um buraco no palco (por exemplo um fosso de orquestra), o actor tem que ter algo que lhe dê um limite de representação.

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger Maria said...

João!!
Conheces o laboratório da Unicamp do Brasil?
Vai aí o endereço, se bem que, pelas imagens, já o conheces.
http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/
Obrigada pelas informações
Estou a adorar o vosso site.
Maria

6:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home