quarta-feira, janeiro 03, 2007

História: os festivais de teatro



As representações dramáticas em Atenas realizavam-se três vezes por ano, por ocasião das festas dionisíacas:

1. Dionísias Urbanas ou Grandes Dionísias: eram celebradas na Primavera (finais de Março) e frequentadas por toda a população grega, além de embaixadores estrangeiros. A festa durava seis dias. O primeiro era consagrado a uma solene procissão, em que toda a cidade tomava parte.

Nesta procissão levava-se a estátua do Deus Dioniso que era finalmente colocada na orquestra do Teatro. Nos dois dias seguintes celebravam-se os concursos de coros. Os concursos dramáticos ocupavam os três últimos dias. Eram escolhidos três poetas trágicos, que representavam, cada um deles, a sua obra inteira, num mesmo dia. Ou seja, três tragédias e um drama satírico (tetralogia).

2. Leneanas ou Festival Leneo: tinham um carácter mais local. Celebravam-se no Inverno, fins de Janeiro e duravam três a quatro dias. Uma procissão, de cunho extremamente licencioso e um duplo concurso de comédias e tragédias, eram as atracções da festa. Tinha esse nome devido ao mês grego (Janeiro/Fevereiro), tradicionalmente reservado para a celebração do casamento, e era dedicado principalmente à comédia.

3. Dionísias Rurais: celebravam-se apenas nos povoados nos fins de Dezembro e eram as mais antigas festas de Dioniso, dependendo o brilho de tais festejos dos recursos próprios dos povoados.

Etiquetas: , , , ,