quinta-feira, dezembro 14, 2006

Da Mitologia ao Teatro



Podemos comparar o homem primitivo a uma criança que acredita em diversas histórias que tentam explicar o mundo e os seus fenómenos naturais. Até hoje, quando vivemos um espantoso avanço tecnológico e científico, que nos permite um extraordinário conhecimento e controle da natureza, não conseguimos explicar muitos dos mistérios da natureza. Imagem há milhões de anos atrás!

O homem primitivo, completamente ignorante, perdido e assustado, começa, então, a criar histórias que vão tentar explicar o mundo e a vida. É através destas histórias que ele tenta compreender e controlar a natureza, a vida, a morte, o nascimento, a fertilidade do solo, a origem do universo, que para ele eram obra dos deuses. Ao conjunto destas histórias damos o nome de mitologia.

Uma das mitologias mais conhecidas de todo o mundo é a cristã que conta no seu famoso livro, a Bíblia, a história da criação do mundo, do nascimento, vida, paixão, morte e ressurreição de um dos seus principais mitos, Jesus Cristo, além de muitas outras histórias paralelas.

No nosso caso, que estamos a começar o estudo da História do Teatro Ocidental, a mitologia que nos interessa é a grega, porque é daí que vai surgir o Teatro, enquanto actividade estruturada e institucionalizada.

Etiquetas: ,