quarta-feira, março 28, 2007

Termos de Iluminação

NOTA: este é apenas um pequeno glossário. Existem muitos outros termos do mesmo género que serão depois explicados e documentados.

AFINAR LUZES
depois de dispostos os projectores, afinam-se, ligando-os e dando-lhes o ângulo e regulando a abertura (dos feixes luminosos) adequados à iluminação pretendida. Esta tarefa é executada por iluminadores, que dirigem os projectores segundo as indicações dos que estão em cena.

DESENHO DE LUZES
é uma planta que mostra a disposição de todos os projectores, a sua orientação e a zona que iluminam na cena. Devem ser numerados tendo em vista a sua correspondência nos canais da mesa de luz. No diagrama, os diversos tipos de projectores podem ser indicados por símbolos que os identificam.

DIMMER
é um graduador da intensidade da luz que vem substituindo o antigo reostato de resistência. Permite que a luz de uma cena vá aumentando gradualmente, ou, pelo contrário, diminuindo até ao escuro. Esta regulação é feita a partir da mesa de luz, à qual os dimmer’s estão ligados.

IODINE
tipo de projector de luz geral, de grande ângulo de abertura, sem lente. É muito usado para produzir a luz do horizonte, no fundo da cena, no ciclorama.

LENTE
disco de vidro ou outro material transparente usado nos projectores para mudar, como num prisma, a direcção dos raios de luz que a cruzam.

LUMINOTECNIA
técnica que consiste em iluminar artificialmente a cena teatral com fins artísticos. Com ela se visa não só uma boa visibilidade mas também a criação de efeitos visuais que participem da acção dramática.

LUZ DE CICLORAMA
luz que ilumina o ciclorama (grande tela colocada no fundo do palco), normalmente formada por projectores chamados iodines.

MESA DE LUZ
mesa de operações da luz. É o ponto de chegada dos circuitos provenientes dos projectores, passando através dos dimmer’s. Funcionam através de resistências eléctricas e actualmente são computadorizadas, dispondo portanto de memória e possibilitando a visualização dos diversos circuitos através dum monitor.

PROJECTOR
aparelho eléctrico de iluminação dispondo de lentes e reflectores, destinado a projectar sobre a cena um foco de luz.

RAKS
conjuntos de dimmer’s, numa armadura ou caixa metálica.

ROTEIRO DE LUZ
lista contendo, por ordem, as «deixas» (e os efeitos correspondentes) que determinam as operações de luz.

TEMPERATURA DE COR
toda a luz, seja a luz do dia (natural), seja a luz artificial, apresenta diferentes tonalidades cromáticas, consoante a hora do dia, o estado do tempo, ou o tipo de lâmpadas que se empregam. Estas diferentes tonalidades são designadas por temperaturas de cor.

VARAS
estruturas horizontais, suspensas do urdimento onde se penduram os projectores. Actualmente, muitas destas varas são electrificadas, dispensando assim uma grande quantidade dos cabos eléctricos que ligam os projectores aos dimmer’s.

Etiquetas: ,