sexta-feira, dezembro 22, 2006

O Coro no Teatro Grego



Desde o teatro grego, coro designa um grupo homogéneo de dançarinos, cantores e narradores, que toma a palavra colectivamente, para comentar a acção, à qual são diversamente integrados.

Assim, a tragédia grega teria nascido do coro de dançarinos mascarados e cantores, o que demonstra a importância deste grupo de homens que, aos poucos, deu forma às personagens individualizadas, depois que o chefe do coro instaurou o primeiro actor, que pouco a pouco se pôs a imitar uma acção. Ésquilo, e depois Sófocles, introduziram um segundo e um terceiro actor. O coro trágico, disposto num rectângulo, compreende uma dúzia de coreutas, ao passo que o coro da comédia utiliza até vinte e quatro pessoas O coro divide-se em semi-coros que passam a dialogar entre si. Estes semi-coros passam a ter um líder – o corifeu.

Etiquetas: , , , , ,

2 Comments:

Blogger lucas said...

parabéns,gostei muito do blog que você montou..
existem pessoas que usam a cabeça para criar matérias legais..
o que voces postaram me ajudou muito..

no meu blog eu falo muito sobre a França e harry potter,umas das coisas que eu mais gosto se puder me siga vou fazer o mesmo por voce!!


obridado
gracias
merci.

11:16 da tarde  
Blogger Jorge Ramiro said...

É uma proposta muito atraente. Com uma fotografia muito interessante e muito bom preparo. Eu tenho um coro em Jabaquara e eu realmente gostei deste show.

3:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home