terça-feira, janeiro 09, 2007

Curiosidade: O Jogo da Improvisação

Agora que temos estado a improvisar, e quando começam os alunos a sentir a importância que este exercício tem no trabalho de um actor/actriz de teatro, trazemos aqui uma curiosidade que hoje em dia, é bem mais do que isso, sendo mesmo um fenómeno teatral altamente fomentado em muitos países do mundo.

Imaginem uma pista de hóquei sobre o gelo, sim gelo, de seis por seis metros, rodeada de espectadores.




Imaginem os espectadores munidos de um cartão de votação bicolor e um regulamento oficial do jogo.



Imaginem um maestro de cerimónias apresentando a cena e um arbitro com os seus ajudantes controlando e fazendo com que o jogo se desenrole segundo as regras internacionais.

Imaginem duas equipas de actores jogadores, vestidos com roupas desportivas, enfrentando-se através de improvisações teatrais, as quais só podem ser levadas a cabo através de uma mútua cooperação entre elementos das duas equipas adversárias.



Imaginem uma dezena de histórias humorísticas, humanas, inverossímeis, fantásticas, poéticas, que são criadas diante dos vossos olhos e que só poderão ser vistas uma, e uma só vez.


O Jogo da Improvisação foi criado por Robert Gravel e Yvon Leduc e baseia a sua técnica nas investigações do maestro inglês Keith Johnstone (na foto). Partindo de várias experiências com a improvisação teatral, entre o grupo de actores do Teatro Experimental de Montreal, surge a ideia de uma peça teatral que, como ponto de partida, fosse única e irrepetível , em cada representação. Criou-se assim, em 1977, um espectáculo desportivo/teatral baseado no Hoquei sobre o gelo que, com regras apropriadas e dentro de um local adequado, fizesse surgir um estado de competição: nasce assim o Jogo da Improvisção (Match de Improvisación), transformando-se num sucesso imediato. Logo o jogo conquista os países da Europa e da América do Sul, transformando-se num êxito mundial!

Para saber mais:

Etiquetas: ,