sexta-feira, abril 13, 2007

Técnica Vocal: Respiração

A respiração é um dos elementos chave na busca das emoções. A regulação respiratória deve ser muito bem treinada para o estudo e levantamento da relação da respiração com as emoções. Em todas as emoções humanas, a respiração é um facto presente, activo e dando características específicas a cada manifestação emotiva.

A respiração pode ser dividida em dois momentos: a inspiração, ou a entrada de ar no organismo e a expiração, ou a expulsão do ar do organismo. A principal finalidade da respiração é a de levar oxigénio às células do corpo, ou seja, promover o metabolismo das células e remover o produto residual desse metabolismo. O ar deve ser renovado ininterruptamente nos pulmões, para que a troca de gases possa acontecer, renovando o sangue.

Para que a mecânica respiratória ocorra, observamos três factores:

a) A elasticidade pulmonar: encontramos os pulmões em constante estado de distensão, acontecendo a expiração pela elasticidade pulmonar;

b) O movimento costal: através dos músculos torácicos inspiradores, alarga-se a caixa torácica, promovendo-se uma pressão negativa em relação ao meio ambiente e induzindo-se o ar para dentro dos pulmões, como se fosse uma máquina de sugar instalada na base pulmonar.

c) O movimento do diafragma: este é o grande auxiliar da respiração. A sua cúpula desce durante o esforço da inspiração, tornando-se ele quase plano, deslocando um pouco a cavidade abdominal e, naturalmente, ampliando a cavidade torácica. É sobre essa ampliação da cavidade torácica que gostaríamos de orientar o pensamento dos actores.

Quando o corpo está em repouso, a inspiração é um movimento muscular activo e a expiração é passiva, controlada pela elasticidade pulmonar. Na fala estética ou no canto, a inspiração e a expiração tornam-se movimentos activos e de controle preciso. É importante não esquecer que o órgão respiratório do organismo está dividido em duas partes que se chamam pulmões, que trabalham em regime uno, solidário, obedecendo a um mecanismo próprio de expansão e recolhimento. Isto é feito dentro da caixa torácica. A melhor maneira de realizar o acto respiratório é permitir que o organismo o faça, em paz, sem interferências nocivas ou abusivas.

Fonte: «Estética da Voz», de Eudosia Acuña Quinteiro

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger Maria said...

Bem, onde tenho eu andado. Eu que tenho a mania que sou uma grande pesquisadora só agora, 2 anos depois , dou conta que vocês existem.
Estou a adorar o que estou a ver.
Obrigada
Saudações
Maria

5:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home