A Máscara e o Teatro III
Cobrir para descobrir
O uso da máscara provém do carácter sagrado das origens do teatro. Ao revestir-se de elementos não habituais (a máscara, a maquilhagem), o homem esconde o seu aspecto externo conhecido e nos mostra outros aspectos ocultos no seu interior (uma presença sobre-humana, universal).
O passo seguinte é que a máscara seja o elemento que transforme o actor em personagem. Com a máscara desaparecem as características do actor e se deixam ver só os do personagem. Ao cobrir o actor, se descobre o personagem (um tipo de personagem). Com a teatralização (percepção da cena como lugar lúdico e artificial) e a promoção da expressão corporal, o teatro ocidental contemporâneo recupera o uso da máscara.
Funções da Máscara
A. Disfarça
Liberta as identidades e as proibições.
B. Neutralização da mímica
Ao ocultar a expressividade do rosto, força o domínio da gestualidade.
C. Não-ilusão e distanciação
Introduz um corpo estranho na identificação do espectador com o actor.
D. Estilização e amplificação
Deforma a fisionomia humana transformando-a em caricatura ou estilizando-a.
O uso da máscara provém do carácter sagrado das origens do teatro. Ao revestir-se de elementos não habituais (a máscara, a maquilhagem), o homem esconde o seu aspecto externo conhecido e nos mostra outros aspectos ocultos no seu interior (uma presença sobre-humana, universal).
O passo seguinte é que a máscara seja o elemento que transforme o actor em personagem. Com a máscara desaparecem as características do actor e se deixam ver só os do personagem. Ao cobrir o actor, se descobre o personagem (um tipo de personagem). Com a teatralização (percepção da cena como lugar lúdico e artificial) e a promoção da expressão corporal, o teatro ocidental contemporâneo recupera o uso da máscara.
Funções da Máscara
A. Disfarça
Liberta as identidades e as proibições.
B. Neutralização da mímica
Ao ocultar a expressividade do rosto, força o domínio da gestualidade.
C. Não-ilusão e distanciação
Introduz um corpo estranho na identificação do espectador com o actor.
D. Estilização e amplificação
Deforma a fisionomia humana transformando-a em caricatura ou estilizando-a.
Etiquetas: Máscara
2 Comments:
Estamos muito felizes em saber que o nosso grande Jorge Amado está sendo homenageado por tão respeitada escola de artes cênica. Gostaríamos de parabenizá-los pelo brilhante trabalho que estão realizando aí do outro lado do mundo. ´Nós tambem temos um trabalho muito interessante que desenvolvemos aqui no Brasil, Mato Grossa, Cuiabá. Gostaríamos muito de manter contato com vocês para que conheçam também nossos trabalhos e que quem sabe possamos fazer intercâmbio. Caso se interesse favor entrar em contato conosco pelo email: luigidicarlo@ig.com.br; luigidicarlo_terapeuta@hotmail.com, vvalerio_8@hotmail.com.
Estamos muito felizes em saber que o nosso grande Jorge Amado está sendo homenageado por tão respeitada escola de artes cênica. Gostaríamos de parabenizá-los pelo brilhante trabalho que estão realizando aí do outro lado do mundo. ´Nós tambem temos um trabalho muito interessante que desenvolvemos aqui no Brasil, Mato Grossa, Cuiabá. Gostaríamos muito de manter contato com vocês para que conheçam também nossos trabalhos e que quem sabe possamos fazer intercâmbio. Caso se interesse favor entrar em contato conosco pelo email: luigidicarlo@ig.com.br; luigidicarlo_terapeuta@hotmail.com, vvalerio_8@hotmail.com.
Enviar um comentário
<< Home