segunda-feira, maio 21, 2007

Tipos de Máscaras



Máscaras Larvárias

São rostos inacabados, formas simplificadas da figura humana, que remetem ao primeiro estado dos insectos. Fazem parte do grupo de Máscaras inteiras e silenciosas, que não permitem a voz mas exprimem a essência da palavra falada através das acções. Têm um jogo largo, normalmente orientado pelo nariz.

Máscara Neutra

A Neutra é uma Máscara de fisionomia simples e simétrica, sem conflitos, que propõe ao actor ampliar todos os seus sentidos. Através do silêncio ela se relaciona com todo o universo presente. A Máscara Neutra não é um personagem, é um estado que se apoia na calma e na percepção, fontes de vida para todas as outras Máscaras. Através dela o actor entende o que é um corpo decidido, presente, vivo dentro de um estado de representação, fora das convenções.

Máscaras Expressivas

São Máscaras de feições mais elaboradas, com definições de carácter, que traduzem estados de ânimo. Pertencem à categoria das Máscaras silenciosas, onde a palavra, por sua vez, está oculta na acção física do personagem. Seu jogo é minucioso e objectivo, podendo ser enriquecido com a presença da contra- máscara, direcção inversa ao caráter principal da Máscara

Meias - Máscaras

São Máscaras falantes que cobrem somente a parte superior do rosto. Geralmente representam "tipos-fixos" , podendo condensar nelas vários personagens. Seu jogo propõe ao actor encontrar um corpo e uma voz que se ajustem ao propósito do personagem e da situação, levando o texto para além do quotidiano.

Máscara Abstracta

São máscaras inteiras de formas geométricas, sem menção animal ou humana, que propõe ao actor um jogo acrobático e abstrato criado a partir das linhas de força da máscara, relacionando-se com o espaço.

Etiquetas: